Notícias

Cinema alternativo: confira a programação do Cine Teatro e do Sesc Arsenal

o processo

Por Guru da Cidade

O documentário dirigido por Maria Augusta Ramos captou imagens da crise política iniciada em 2013 até o processo que culminou na destituição da presidente Dilma Rousseff será apresentado no Cine Teatro. O filme foi aclamado no Festival de Berlim em fevereiro deste ano.

Já o Sesc Arsenal exibe seis filmes gratuitos nesta semana e o destaque é para Aquarius concorreu à Palma de Ouro em 2016 no 69º Festival de Cannes. O filme fala sobre uma viúva de 65 anos que é a última moradora do edifício que dá título à obra, na orla da praia de Boa Viagem, no Recife.

CINE TEATRO

03/07 (terça-feira) – 19h30

O Processo

O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

Classificação: 10 anos

SESC ARSENAL

05/07 (quinta-feira) – 19h30

O Dossiê Secreto

Cinesesc com Embaixada da Alemanha

O drama político focaliza a personalidade política de Fritz Bauer, que, como promotor-geral de Hessen, participou da captura de Adolf Eichmann entre 1959 e 1962.

Classificação: Gratuito

06/07 (sexta-feira) – 19h30

Hotel Atlântico

Durante sua estadia no Hotel Atlântico, um misterioso artista presencia a retirada de um cadáver pelo IML e decide viajar. Em sua jornada, ele encontra personagens que levantam questões escondidas de sua personalidade.

Classificação: 14 anos

07/07 (sábado) – 17h30

Uma viagem extraordinária

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor do grandioso prêmio ainda é uma criança.

Classificação: 10 anos

Aquarius – 19h30

Clara, jornalista aposentada e moradora do Aquarius, último prédio de modelo antigo da orla de Boa Viagem, no Recife, defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora.  O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.

Classificação: 16 anos

08/07 (domingo) – 17h30

O Homem da Lua

O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e quando ele chega se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afugentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.

Classificação: Livre

Viajo porque preciso, volto porque te amo – 19h30

Um geólogo é enviado para uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar o Sertão do Nordeste do Brasil. No decorrer da viagem, percebe-se que há algo comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma sensação de abandono, de isolamento. Mas, ele decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos.

Classificação: 14 anos