Notícias

Coral UFMT realiza apresentações com convidados especiais  

coral-ufmt

Como parte da campanha de arrecadação de fundos para uma viagem ao Panamá, onde participa de um evento internacional de coro, o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza uma série de concertos com convidados especiais. As apresentações ocorrem nos dias nos dias 6, 7 e 8 de julho, no Teatro da UFMT, às 20 h.

Os ingressos podem ser adquiridos a partir desta quinta-feira (28.06), na sala do Coral, no Centro Cultural da UFMT, e a partir da terça-feira (03.07), no Teatro UFMT, a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

 “Coral UFMT & Convidados” terá a cada noite um convidado diferente. O concerto de abertura, na sexta-feira (06), conta com o UFMT em Cordas, que está sob coordenação do Prof. Dr. Oliver Yatsugafu e Profa. Dra. Rubia Naspolini Yatsugafu.  

 No repertório, Sonata n. 3 Balada” (Autor: E. Ysaye) e no violino Oliver Yatsugafu;Miniaturas, Op.75ª – I. Cavatina, II. Capriccio, III. Romance, IV. Elegie (Autor: A. Dvořák); e Thriller (Autor: Michael Jackson / Arranjo: Philippe Marillia).

 O Coral UFMT, sob direção Artística e Regência da Maestrina Dorit Kolling, apresenta Comida (Titãs / Arranjo: Wagner Franklin); Volte para o seu Lar (Arnaldo Antunes / Arr.: André Protásio); Michelle (John Lennon and Paul Mccartney / Arr.: Grayston Ives); Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil / Arr.: André Vidal); Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso / Arr.: Maurício Detoni); Suitimmaia (Tim Maia / Arr.: André Protásio) e Hello, Goodbye (John Lennon e Paul Mccartney / Arr.: Alan Billingsley), entre outros.

Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro
Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro

 Para fechar a programação da noite, juntos, Coral UFMT e UFMT em Cordas apresentam Baba Yetu (Christopher Tim (BMI) / Arr.: Chris Kiagiri), sob regência de Dorit Kolling.

 A canção faz parte do álbum Calling All Dawns, que conta uma verdadeira saga. É um ciclo musical dividido em três partes: dia, noite e manhã, com canções em diversas línguas diferentes. Baba Yetu é a música de abertura, que abre a parte do dia. São metáforas para a vida, a morte e o renascimento.

 No sábado (07.07), o Coral, que lotou o teatro com repertório dos Beatles, aposta no rock’n’roll novamente e convida a Banda Coronela para integrar a apresentação.

O grupo, com Mayara Vicenzi no vocal, interpreta Still loving you (Scorpions / Rudolf Schenker e Klaus Meine); Come Together (The Beatles / John Lennon e Paul McCartney); Ainda é Cedo (Legião Urbana / Eduardo Villa-Lobos, Marcelo Augusto Bonfá, RenatoManfredini e Ico Ouro Preto); Radioactive (Imagine Dragons / Alexander Grant e Josh Mosser); A Night Like This (Caro Emerald / Vincent Degiorgio, David Schreurs e Jan Van Wieringen); e Wanted Dead or Alive (Bon Jovi / Jon Bon Jovi e Richie Sambora).

Coral UFMT e a banda Coronela cantam Hello, Goodbye (John Lennon e Paul Mccartney / Arr.: Alan Billingsley).

Já no domingo (08.07), será a vez dos jovens do Coral Juvenil Arte Cidadã, de Santo Antônio de Leverger, sob regência de Jeferson Ribeiro, e o Coral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, com o maestro Carlos Taubaté, somarem às vozes anfitriãs.

No repertório, canções eruditas e populares, como Jardim da Fantasia (Paulinho Pedra Azul / Arr: Dora Torres), Água de beber (Tom Jobim/Vinícius de Moraes / Arr: Carlos Taubaté – sobre original a três vozes de Munir Sabag) e Por enquanto (Renato Russo / Arr: Carlos Taubaté).

Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro
Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro

 Campanha

Os concertos fazem parte de uma estratégia do Coral UFMT para viabilizar a participação do grupo no Encontro Internacional de Coros Cantapueblo – A Festa Coral da América, que está em sua 30ª edição e ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro, na cidade do Panamá (Panamá).

Ao longo de suas edições, já recebeu mais de 1.500 grupos corais de diversos países, como Eslovênia, Polônia, Brasil, Paraguai, México, Venezuela, Equador, Chile e Argentina.

 “O coral que sempre se apresenta ao público com entrada gratuita ou solidária, nesses concertos, em especial, estará cobrando em prol da realização desse nosso sonho”, explica a maestrina Dorit, destacando que a participação no evento internacional proporcionará aos componentes do grupo, majoritariamente alunos, uma notória experiência.

Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro
Coral UFMT. Crédito: Junior Silgueiro

De acordo com ela, será a ‘porta de saída’ ideal para levar ao conhecimento de estrangeiros os produtos artísticos de Mato Grosso, cantados pelo Coral UFMT, refletindo na promoção da imagem da UFMT, da cidade de Cuiabá, do Estado de Mato Grosso e também do Brasil perante a comunidade internacional.

Além dos concertos, o público pode ajudar a viabilizar a viagem por meio de doação, com uma vaquinha online (Contribua Aqui), que ajudará a custear as despesas com passagens, hospedagem, alimentação e traslado que os alunos terão durante a viagem.

Empresas e instituições também podem se tornar apoiadoras culturais. Em contrapartida, o Coral UFMT oferecerá divulgação da marca em materiais publicitários, ingressos para espetáculos, distribuição de materiais gráficos da empresa em eventos, apresentações dos grupos integrantes do Núcleo (Coral UFMT, Coral Infantojuvenil e Coral da 3ª Idade), conforme a cota escolhida.

Informações: 3615-8307