Notícias

Xperience – Ciência e Diversão chega ao Goiabeiras Shopping e fica até 29 de julho

Xperience_por TiagoGondim (36)

As pessoas passam por experimentos científicos no dia a dia sem se darem conta. Como o carro para quando alguém pisa no pedal do freio? Como o aparelho de ar condicionado resfria o ambiente? Por que e como acontecem os tornados? E os raios na atmosfera? A partir dessas e outras curiosidades, chega nesta quinta-feira (28.06), ao Goiabeiras Shopping, o evento de férias  “Xperience – Ciência e Diversão”, inédito em Cuiabá. O conjunto de aparelhos interativos une conhecimento e diversão para toda a família na Praça Central do mall, até o dia 29 de julho.

Xperience – Ciência e Diversão
Xperience – Ciência e Diversão

A entrada é gratuita e a mostra poderá ser visitada de segunda a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. Na abertura, 20 blogueiros mirins vão estrear os experimentos científicos. Perguntas ligadas ao princípio do cinema, forças centrífuga e centrípeta e órbita dos planetas serão respondidas na prática para adultos e crianças.

Xperience – Ciência e Diversão
Xperience – Ciência e Diversão
Xperience – Ciência e Diversão
Xperience – Ciência e Diversão

Segundo a gerente de Marketing do Goiabeiras Shopping, Tássia de Carvalho, é um evento para reunir toda a família. “Essas experiências vão atender dos avós às crianças, toda a família é bem-vinda para ter umas férias muito divertidas”, destacou.

Confira algum dos experimentos do exposição evento:

Gerador de Van de Graaff

Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade.

Gerador de Van de Graaff
Gerador de Van de Graaff. Crédito: Tiago Gondim

História do cinema (praxinoscópio)

Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

Máquina de wimshurst

Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do Século 19.

Gruta infinita

A Gruta infinita desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

Anel saltante

Esta experiência ilustra a interação entre o campo magnético de uma bobina e a corrente gerada em um anel de alumínio, que é atirado a vários metros de altura, quando o visitante aciona um interruptor.

Bicicleta geradora

Na ecologicamente correta bicicleta geradora, o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais.