Notícias

Cinema alternativo: Almodóvar, Laranja Mecânica e amor proibido na favela

laranja mecanica

Por Guru da Cidade

Nesta semana, o Sesc Arsenal traz quatro filmes em cartaz e gratuitos. O destaque é “Maré, Nossa História de Amor”, uma espécie de Romeu e Julieta em meio a disputa de território de tráfico de drogas entre duas facções rivais. Em meio à violência no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, o amor de Analídia e Jonatha.

Já o Cine Teatro traz dois clássicos do cinema em cartaz. Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, e Laranja Mecânica. Este último pelo projeto da UFMT “Ver o livro, ler o filme” e são adaptações de obras literárias.

As exibições serão seguidas de debates com mediadores que pretendem incentivar a leitura crítica tanto dos filmes quanto dos livros que lhes serviram de base. Os interessados em obter certificados de participação (como ouvintes) deverão assinar a lista de presença disponível no local.

Confira os trailers.

26/06, às 19h30 – CINE TEATRO

Tudo Sobre Minha Mãe

No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

Classificação: 18 anos

27/06, às 19h – CINE TEATRO

Laranja Mecânica

O jovem Alex passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.

Classificação: 16 anos

28/06, às 19h30 – SESC ARSENAL

Café Com Leite

Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar.

Vestidas de Noiva: Um documentário sobre Casamento Homoafetivo no Brasil

Vestidas de noiva é um documentário que traça o histórico do casamento homoafetivo no Brasil enquanto acompanha o processo de casamento de Fabia e Gabi . Entre beijos, flores e cetim, as duas apresentam outras histórias de amor homoafetivas, ativistas LGBT e figuras políticas. Vestidas de Noiva celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas.

Classificação:10 Anos (Violência)

 29/06, às 19h30 – SESC ARSENAL

Mapas Afetivos – São Paulo

As cidades não são feitas de concreto, mas de histórias. São Paulo tem nas pessoas sua maior riqueza, seu colorido. Centenas de relatos sobre momentos importantes para cada pessoas, marcados em bairros, ruas, parques e casas que, às vezes, nem existem mais. Através destas falas conhecemos cidades invisíveis, bairros que nunca visitamos, ruas que são tão importantes na vida de alguém e que nunca nos demos conta de que não se trata apenas de mais um lugar.

Classificação: Livre

30/06, às 19h30 – SESC ARSENAL

Maré, Nossa História de Amor

Analídia é filha de um chefe do tráfico de drogas preso, que briga pelo poder com o irmão de Jonatha na favela da Maré. Separados pelo ‘apartheid’ entre as facções rivais, eles encontram no grupo de dança da comunidade, um refúgio para o amor, a arte, o sonho e a possibilidade de uma vida longe do crime. Jonatha é MC da comunidade e seu sonho é gravar um CD.

Classificação: 14 Anos (Assassinato, Exposição de Cadáver, Insinuação de Sexo e Consumo e Tráfico de Drogas)