Notícias

Netflix: 7 filmes vão fazer você refletir sobre a diferença social e econômica do mundo

Cidade de Deus

Não é raro assistir a um filme e ficar impactado pelo recorte que ele faz da realidade. Seja por ser muito diferente da situação de quem assiste ou por ter um enredo sensível e imersivo, o fato é que muitos longas nos atingem de forma certeira e em questões tão complexas e tão brutais que nos deixam estáticos.

Assim acontece com produções que retratam a desigualdade social e econômica ao redor do mundo. Em diferentes épocas e contextos, independente se nos mostram uma riqueza imensurável ou uma perspectiva miserável, os títulos são arrebatadores e provocam muita reflexão. Confira:

1 – 99 Casas

Dennis Nash perdeu sua casa numa hipoteca e teve que se mudar para um hotel com sua mãe e seu filho pequeno. Desesperado, ele aceita trabalhar com o agente imobiliário responsável pela perda do imóvel e passa a ajudar a expulsar pessoas e a desviar dinheiro do governo.

2 – O Lobo de Wall Street

Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Em sua jornada, acaba se envolvendo com drogas, prostitutas e com a justiça federal.

3 – Cidade de Deus

Num lugar onde o destino quase certo era se integrar ao tráfico, Buscapé não queria se tornar um bandido e acabou encontrando a fotografia. Seus amigos de infância, no entanto, não tiveram a mesma sorte. Especialmente Dadinho, que, ainda um pré-adolescente, foi recrutado para um papel de coadjuvante em um roubo. Dali em diante, não parou mais até se tornar Zé Pequeno (Leandro Firmino da Hora), temido líder do tráfico na Cidade de Deus.

4 – Trash – A Esperança Vem do Lixo

Gardo  e Raphael vivem em um lixão e sempre buscam algo valioso entre os restos despejados no local. Um dia, Raphael encontra uma carteira com uma boa quantia em dinheiro e a divide com o amigo. Entretanto, logo surge o policial Frederico, que está justamente procurando a tal carteira a mando de um candidato a prefeito. Os garotos não revelam que a encontraram e pedem ajuda a Rato, também morador do lixão, para que possam descobrir o que ela tem de tão importante. É quando percebem que, através de uma chave, embarcarão em uma verdadeira caça ao tesouro.

5 – O Mordomo na Casa Branca

Em 1926 o jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall, que também estuprou sua mãe. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall decide transformá-lo em um criado de casa, ensinando-lhe boas maneiras e como servir os convidados.  Eugene, então, cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria, sua esposa, e também com seu filho Louis, que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.

6 – 12 Anos de Escravidão

Baseado em fatos reais, 12 Anos de Escravidão conta a história de Solomon Northup, um escravo liberto que é sequestrado e escravizado em 1841. Ele é forçado por um proprietário de escravos a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Apenas 12 anos mais tarde Northup é resgatado e solto por um advogado. Porém, até isso acontecer, a vida dele é um verdadeiro inferno.

7 – Caminho das Nuvens

Romão é um caminhoneiro desempregado que, sem conseguir emprego e tendo que sustentar sua mulher Rose e seus cinco filhos, decide partir em busca de um local onde possa conseguir o sonhado emprego que lhe pagará o salário de R$ 1000,00. Romão e sua família partem então numa jornada de 3200 km, saindo de Santa Rita, na Paraíba, até o Rio de Janeiro de bicicleta.

Fonte: Guia da Semana