Notícias

Dia do Migrante: Sábado (23) tem festa na Pastoral! Conheça o trabalho e saiba como ajudar

Crianças Pastoral do Migrante

Por Guru da Cidade

Neste domingo, 24 de junho, é comemorado o Dia do Migrante, aquele que sai do conforto de sua terra natal em busca de uma vida melhor para si e sua família. Para a Igreja Católica no Brasil o tema da Semana do Migrante (17 a 24 de junho) em 2018 é “A vida é feita de encontros: Braços abertos sem medo para acolher” e na Pastoral do Migrante em Cuiabá a comemoração ocorre com uma grande festa na noite de sábado (23.06), a partir das 19 horas, com celebração eucarística e muita música.

Semana do Migrante

Em Cuiabá vivenciamos diferentes fases de migração e imigração. Nos anos 70 e 80, famílias vindas da Região Sul chegaram a Mato Grosso para desbravar o Centro-Oeste brasileiro com incentivos do Governo Federal, o que levou ao crescimento da região Norte do estado. Nos anos 90 foi a vez da Região sudeste descobrir Cuiabá, com o impulso dado pela indústria, para onde vieram empresários e suas famílias.

Próximo da Copa do Mundo de 2014, que teve Cuiabá como uma de suas sedes, começaram a chegar os imigrantes haitianos, que fugiam das consequências do grande terremoto de 2010. Por aqui construíram família, criaram laços e continuam trazendo os parentes. “Já tivemos um número muito maior de haitianos chegando, mas eles continuam vindo, hoje cerca de 150 estão na fronteira em Corumbá (MS) tentando vir para Cuiabá”, afirma a coordenadora da Pastoral do Migrante, Eliana Vitalino.

Imigrantes
Imigrantes

Bolivianos, colombianos, brasileiros de outros estados e mais recentemente venezuelanos chegam à Capital do estado em busca de uma vida melhor, em busca de trabalho digno para sustentar a família. E muitos conseguem. “Dos 95 venezuelanos que recebemos esse ano, mais da metade já estão empregados e construindo suas vidas. Temos uma parceria com o Ministério do Trabalho para auxiliá-los a conseguir emprego, mas existem limitações de vagas, por isso alguns acabam indo para os semáforos em busca de trabalho”, explica Eliana.

Pastoral do Migrante
Pastoral do Migrante

É através da solidariedade que os imigrantes conseguem se instalar em Cuiabá, seja com roupas quando chegam (foram muitas doações e a Pastoral não precisa por enquanto desse tipo de donativo) até produtos de higiene, móveis e eletrodomésticos para montar a casa após arrumar um emprego e sair da Pastoral do Migrante (eles só podem ficar na entidade enquanto estão desempregados).

Aniversário da coordenadora da Pastoral do Migrante Eliana

A festa de sábado, é uma oportunidade para conhecer novas histórias e poder ajudar quem precisa. Será servido um jantar com custo simbólico de R$ 5, mas é preciso pagar antecipadamente por causa do preparo das refeições. Quem deseja ajudar com doações, as maiores necessidades são fraldas descartáveis e leite para as crianças e móveis e eletrodomésticos (geladeira, fogão, cama) para aqueles que estão se mudando.

Serviço:

Festa Dia do Migrante na Pastoral do Migrante

Data: 23 de junho

Horário: 19h

Valor: R$ 5 o jantar

Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros, 2785 – Carumbé, Cuiabá. Telefone: 3641-1451