Notícias

Cine alternativo: filmes sobre incesto, guerra de traficantes e censurado pela ditadura em cartaz

do começo ao fim

Por Guru da Cidade

Cinco filmes e vários curtas metragens estarão em exibição em Cuiabá e em Sinop, por meio do Cineclube Coxiponés, levando arte e cultura para o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desse município.

Em cartaz há filmes premiados, filme infantil e drama tratando de assuntos polêmicos como incesto. Confira:

19/06, às 15h, CINE TEATRO

Historietas Assombradas, o Filme

Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia do menino para conquistar a imortalidade da sua espécie.

Temas relevantes para público escolar: infância; amizade; coragem; associação entre imaginário e realidade.

19/06, às 19h30, CINE TEATRO

Baronesa

Andreia e Lidiane são grandes amigas que moram em casas vizinhas na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte. Elas trocam confidências, guardam sofrimentos e compartilham laços, mas quando uma guerra entre traficantes deixa o clima tenso, Andreia passa a cogitar ir embora da região.

Classificação: 18 anos

20/06, às 19h – CINECLUBE COXIPONÉS

A vida provisória

O longa, que teve partes cortados pela censura em plena ditadura militar, conta a história de um jornalista que segue para Brasília com documentos secretos a serem entregues a um político e cobrir o importante pronunciamento de outro.

Com Paulo José, Dina Sfat, Hugo Carvana.

Local: Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés

Classificação: Livre.

Entrada: gratuita.

 

20/06, 15 horas – CAMPUS UFMT/SINOP

15h – Oficina Cineclubismo, Audiovisual Universitário e Independente

19h30 – Exibição de curtas mato-grossenses premiados na MAUAL 2017: O preço da verdade (Wallace Magalhães, 2016, 18’); Leonina (Rodolfo Luiz, 2017, 8’); Meu Rio Vermelho (Rafael Irineu, 2016, 20’); Bala Perdida (Luiz Marchetti, 2017, 20’); A flor da fruta (Muxfeldt Júnior, 2016, 2’); Filhos da Lua na Terra do Sol (Danielle Bertolini, 2016, 16’).

Classificação: Livre

Entrada: gratuita.

21/06, às 19h – CINECLUBE COXIPONÉS

No decurso do tempo

(Im lauf der zeit, Win Wenders, Alemanha, 1976, 176’)

Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT

Classificação: 16 anos

Entrada: gratuita

24/06, às 19h30, SESC ARSENAL

Do Começo ao Fim

“Do Começo ao Fim”, de Aluizio Abranches é um drama de 99 minutos que fala sobre Francisco e Thomás e sua extraordinária história de amor, e sua família: Julieta, Alexandre e Pedro. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos, por conter cenas de nudez e incesto.