Notícias

Santo Antônio é pop! Conheça obras que falam do santo casamenteiro

Santo Antonio

Por Guru da Cidade

Ele é um dos santos mais famosos no Brasil, talvez pela fama de ser “casamenteiro”, e chega a sofrer judiações (ficar na geladeira, de cabeça para baixo…) até conceder o marido à devota. Em 13 de junho se comemora o Dia de Santo Antônio, cujo nome de batismo era Fernando Antônio de Bulhões, um frade franciscano português que ajudava moças humildes a conseguirem um dote e enxoval para o casamento, o que naquela época (cerca de 1195) era muito importante.

Tema de músicas, filmes e presente em novelas (especialmente quando se fala nas solteironas) Santo Antônio é alvo de diversas simpatias para que arrume o casamento dos sonhos. Tem gente que esconde o menino Jesus (que fica no colo do santo) e só devolve se arrumar pretendente, outros colocam água na boca enquanto dão voltas na fogueira e tem ainda a simpatia de amarrar uma fita vermelha no sutiã e usar por sete dias.

Santo Antônio tarefeiro
Santo Antônio tarefeiro

Nas telas, Santo Antônio foi personagem do filme mato-grossense “José e Abel com o Santo Casamenteiro”, de 2015, da companhia de teatro Arte Viva com roteiro de Sebastião Moreira da Silva. O longa se passa na década de 40 e mostra as confusões dos primos que dão título ao filme e a filha de um poderoso coronel em uma cidade do interior.

Nas letras de músicas, Santo Antônio faz parte do imaginário popular com “Santo Casamenteiro” onde o autor clama ao santo por uma mulher casada pois está ficando velho e ainda não se casou, tudo ao ritmo contagiante do forró.

Outra canção sempre presente nas festas juninas, gravada inclusive por Carmem Miranda, é “Isso é lá com Santo Antônio”, que fala sobre a peregrinação de uma pessoa solteira junto aos santos para conseguir um casamento.

Na música contemporânea, temos Maria Bethânia com “Santo Antônio”, que pergunta o que seria dela sem a fé em Antônio, que mostra o caminho quando se está perdido.

E tem aqueles que colocam a culpa do azar no amor no frade franciscano, como a dupla Diego e Victor Hugo na música “Santo Antônio”, em que reclamam que os amores nunca dão certo.

Conhece alguma música/filme/clipe que não está na nossa lista? Compartilhe com a gente nos comentários.