Notícias

Cinema alternativo: veja as opções de películas no Cine Teatro, Cineclube Coxiponés e Sesc Arsenal

ferrugem e osso

Por Guru da Cidade

O Festival Varilux de Cinema Francês continua sendo a grande pedida desta semana para os amantes da sétima arte. Você pode assistir gratuitamente até o dia 17 de junho, filmes franceses para agradar todo público no Sesc Arsenal.

No Cine Teatro tem seleção de filmes de Amauri Tangará e Tati Mendes como o premiado curta metragem “Pobre é quem não tem jipe”, lançado há 20 anos. Já no Cineclube Coxiponés serão exibidos dois filmes do sueco Arne Sucksdorff.

Confira a programação:

12/06, 19h30 – SELEÇÃO DE FILMES DE AMAURI TANGARÁ & TATI MENDES

Amauri Tangará & Tati Mendes são realizadores do campo das artes cênicas e do audiovisual. Juntos, fundaram a Cia d’Artes do Brasil, empresa de produção, difusão e apresentação de espetáculos teatrais, oficinas, workshops e palestras na área de artes cênicas/teatro e de produção, difusão e exibição na área de cinema. Sediada em Chapada dos Guimarães, a CIa d”Artes do Brasil tem em seu currículo mais de 20 anos de trabalho prestados a estas duas áreas, com atuações e trabalhos, reconhecidos internacionalmente. Curtas exibidos na sessão: Pobre é quem não tem Jipe (1997,24′), Horizontem (2008,15′), Ao Relento (2010,26 minutos), Paraizo ( 2012,15′)

Local: Cine Teatro

Classificação: 16 anos

Amauri e Tati
Amauri e Tati

13/06, às 19h – CINEMA BRASILEIRO: UM PERCURSO ALTERNATIVO SOBRE A HISTÓRIA

Mundo à parte

(Arne Sucksdorff, Brasil, 1970, 20’)

Com Arne e Maria Sucksdorff.

Fábula

(Arne Sucksdorff, Brasil, 1965, 110’)

Com Cosme dos Santos, Joel Barcelos, Antonio Pitanga.

Local: Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés – UFMT

Classificação: Livre.

Entrada: gratuita.

14/06, às 19h – SESSÃO NEM FREUD EXPLICA, MAS A GENTE TENTA!

Ferrugem e Osso

(De rouille et d’os, Jacques Audiard, França/Bélgica, 2013, 120’)

Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT

Classificação: 14 anos.

Entrada: gratuita

SESC ARSENAL – FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS (Retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

12/06, às 18h30 – De carona para o Amor

“De carona para o amor” é o filme da sessão das 18h30, uma comédia sobre Jocelyn, um conquistador que se passa por deficiente para conquistar uma linda mulher, até um dia conhece a cunhada, que é deficiente. Na segunda sessão é a vez de “A busca do chef Ducasse”, um documentário sobre Alain Ducasse, chef com 18 estrelas Michelin e 23 restaurantes.

13/06, às 18h30 – Custódia

Tem “Custódia” às 18h30, sobre Julien, filho do casal Besson, que acaba sendo obrigado a passar por uma guarda compartilhada, no entanto, sua mãe acusa o marido de violências contra o menino. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos. “A noite devorou o mundo” será exibida às 20h30 e conta a história de Sam que acorda sozinho e com mortos-vivos invadindo as ruas de Paris.

14/06, às 18h30 – Troca de Rainhas

“Troca de Rainhas” é um filme histórico sobre Luís XV, de 11 anos, e seu casamento com Anna Maria Victoria, de 4 anos, e as consequências para o jogo de poder. Tem “Primavera em Casablanca” às 20h30, um drama onde cinco destinos estão interligados na busca pela liberdade.

15/06, às 20h30 – 50 são os novos 30

“50 são os novos 30” é a obra da exibição das 18h30, uma comédia onde Marie-Francine volta a morar com os pais ais 50 anos, após ser demitida do emprego e rejeitada pelo marido. Às 20h30 será apresentado “Nos vemos no paraíso” que conta a história de Édouard e Albert, que apesar de não terem nada em comum, são obrigados a se unir para sobreviver durante a guerra, em 1918.

16/06, às 18h30 – O Orgulho

“O Orgulho” é a pedida para a sessão das 18h30, uma comédia em que Neila é uma jovem que cresceu na periferia e quer se torna advogada. Na universidade ela se confronta com o professor Pierre, que aceita prepara-la para um concurso de eloquência. Às 20h30 será exibido “Marvin”, uma comédia dramática sobre Marvin Bijou um rapaz que descobre no teatro uma forma de contar a história e fugir da intolerância e rejeição.

17/06, 18h30 – Gauguin – Viagem ao Taiti

“Gauguin – Viagem ao Taiti” mostra Gauguin se exilando no Taiti, em 1981, quando conhece Tehura, que se tornará sua esposa e inspiração. O drama “A aparição” será exibido às 20h30, que mostra Jacques, repórter de um jornal francês que recebe uma misteriosa ligação do Vaticano, para fazer parte de uma comissão para verificar a aparição da Virgem Maria em um vilarejo.

SESSÃO PIPOCA NO SESC ARSENAL

16 de junho (16h) – 31 minutos: o filme

Conheça Juanín, o protagonista de “31 Minutos – O filme”, uma animação brasileira sobre um produtor de um famoso noticiário que é raptado e a busca de seus amigos para encontrá-lo.

17 de junho, às 16h – Grilo Feliz e os Insetos Gigantes

Tem o “O Grilo feliz e os Insetos gigantes”, que mostra um grilo que descobre fósseis gigantes e terá que enfrentar a vilã Trambika, com seus amigos sapos rapers, que querem gravar um CD, e Pérola.