Notícias

AIESEC: 5 dicas para que o tão sonhado intercâmbio não vire um pesado

VIAGEM PERDIDO

Por Guru da Cidade

Quer fazer um intercâmbio inesquecível? Daqueles que mudam a vida e te fazem mudar os horizontes? Antes da viagem propriamente dita, é preciso fazer algumas coisas para garantir que o sonho não vire pesadelo. O Guru da Cidade, em parceria com a AIESEC, preparou algumas dicas para aumentar as chances de sucesso do seu intercâmbio.

Convidamos Maria Isabela Figueiredo, a diretora de estratégias de marketing da AIESEC em Cuiabá – a associação que promove intercâmbios de voluntariado e empreendedorismo – para nos ajudar com as dicas a seguir.

1 – Planeje

Pense em quanto pode gastar, economize dinheiro, pense no destino que deseja ir e quais são os seus objetivos com o intercâmbio. Planejar é a melhor forma de prevenir imprevistos e ter uma viagem tranquila. Para quem não sabe por onde começar, a AIESEC irá promover um dia de debates gratuito em 28 de maio (UFMT, bloco de Economia, sala 209) que dará dicas para quem está pensando em fazer um intercâmbio.

Nayara, intercambista da AIESEC
Nayara, intercambista da AIESEC

2 – Tire suas dúvidas

Não espere que te digam o que irá acontecer. Para a diretora de estratégias de marketing da AIESEC é bom perguntar, pesquisar no Google, falar com a agência que irá promover o intercâmbio e com pessoas que já passaram por essa experiência. “Não fique esperando que te digam o que irá encontrar. Vá atrás e converse bastante com a agência que te dará suporte. Não tenha medo de perguntar”.

Intercambistas AIESEC
Intercambistas AIESEC

3 – Esteja aberto a novas experiências

Nem sempre vai ter água quente ou comida como a de casa, mas mesmo assim pode ser uma experiência incrível se você estiver disposto a se abrir e aproveitar o que o intercâmbio irá oferecer. Sempre é possível tirar uma lição, mesmo nas situações mais estranhas ou difíceis.

Intercambistas AIESEC
Intercambistas AIESEC

4 – Esteja disposto a se conhecer

“Um intercâmbio é uma jornada de autoconhecimento. Você pode achar que gosta de uma coisa e perceber que não gosta mais, ou vice-versa. Não coloque barreiras e se desafie no intercâmbio. Porque essa pode ser a melhor experiência da sua vida, mas só se você se permitir”, afirma Maria Isabela.

Aiesec
Aiesec

5 – Empodere os outros

O intercâmbio é sobre você, mas também é sobre os outros. “Troque experiências, ajude pessoas. Você vai perceber que seus problemas não acontecem só com você. Ajudar alguém, empoderar alguém, é uma forma de se ajudar também, não perca essa oportunidade”, aconselha a diretora.

aiesec
aiesec

Quer saber como fazer um intercâmbio, gastanto pouco e sem sair de casa? A AIESEC está dando consultoria na faixa pelo WhatsApp, acredita? É só se cadastrar nos links abaixo! 🙂

Para ser um EMPREENDEDOR GLOBAL, clique aqui.

Para ser um VOLUNTÁRIO GLOBAL, clique aqui.


Mais informações no whatsApp da AIESEC: (65) 9986-8565