Notícias

Cine Alternativo: Festival Varilux de Cinema Francês chega a Cuiabá

festival varilux

Por Guru da Cidade

Aos amantes da sétima arte e especialmente dos filmes europeus, o Sesc Arsenal esta em cartaz com 20 filmes franceses de encher os olhos e inundar a alma. Cuiabá é uma das 60 cidades brasileiras que recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018, uma maratona que inicia dia 7 de junho e segue até o dia 17.

O evento, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas em todo país apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Também há programação de cinema no Cine Teatro e na Nova Acrópole Cuiabá – Escola de Filosofia Aplicada. No projeto filosofilme, será projetado o filme “A batalha pelo Império”, que retrata a vida de Confúcio, o filósofo mais influente do povo chinês. Seu nome é uma expressão derivada de “K’ung fu-tzu”, que significa “mestre K’ung”, como os missionários jesuítas de Pequim o chamavam.

Confúcio sofre uma traição política que o coloca em conflito com o Imperador. Injustamente, ele é deposto de seu cargo e mandado para exílio.

Lutando contra os imperadores, Confúcio não irá somente unificar uma nação, ele mudará a história da humanidade.

Veja a programação na íntegra:

05/06, às 19h30 – Jovem Bela (CINE TEATRO)

Durante uma viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre a escola e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá viver diversas experiências, passando por altos e baixos.

Classificação: 18 anos. Cine Teatro.  Av. Pres. Getúlio Vargas, 247 – Centro, Cuiabá.

06/06, às 19h30 – This ain´t Califórnia – (SESC ARSENAL)

Durante o funeral de Denis “Panik” Paraceck, velhos amigos dos tempos da RDA se reencontram e relembram: pranchas de skate eram sua grande paixão; Denis em sua “prancha com rodas” (essa era a designação oficial da RDA) era praticamente imbatível. Em muitos episódios são evocados os anos 80, nos quais os skatistas eram considerados alegres, rebeldes e bem distantes do Estado e de seus planos de produção. Seu centro era a praça Alexanderplatz, na Berlim Oriental, onde, observados por espectadores surpresos ou mesmo desconcertados, desenvolviam e apresentavam sua destreza. This Ain’t California relata um fragmento da subcultura anárquica durante o socialismo

Classificação: 12 anos. Sesc Arsenal. Rua 13 de Junho, S/N – Centro Sul

07/06, às 18h30 – A Excêntrica Família de Gaspar (Gaspard Va Au Mariage)

Depois de ficar afastado durante anos, Gaspard, com 25 anos, se reencontra com a família após o anúncio do casamento do pai. Acompanhado de Laura, uma moça extravagante, que aceita fingir ser sua namorada durante o casamento, ele se sente pronto para pisar, novamente, no zoológico familiar e rever os animais que o viram crescer… Mas entre um pai mulherengo, um irmão sensato demais e uma bela irmã, ele não tem consciência de que está prestes a viver os últimos dias de sua infância.

Classificação: 14 anos

07/06, às 20h30 – O Amante Duplo (L’amant Double)

CHLOÉ, UMA JOVEM Frágil, se apaixona por seu psicoterapeuta. Alguns meses depois, eles vão morar juntos, mas ela descobre que seu amante lhe escondeu um outro lado de sua identidade.

Classificação: 18 anos

08/06, às 18h30 – O Poder de Diane (Diane A Les Épaules)

(De Fabien Gorgeart, França, 2017, Comédia, 87 min.)

Sem hesitação, Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. É nessas circunstâncias, não muito ideais, que ela se apaixona por Fabrizio.

Classificação: 12 anos

08/06, às 20h30 – Promessa ao Amanhecer (La Promesse De L’aube)

De sua infância difícil na Polônia, passando por sua adolescência sob o sol de Nice, até suas proezas como aviador durante a Segunda Guerra Mundial, Romain Gary viveu uma vida extraordinária. Mas essa ânsia por viver mil vidas e se tornar um grande homem, ele deve a Nina, sua mãe. É o amor louco dessa mãe cativante e excêntrica que fará dele um dos maiores romancistas do século XX. Mas esse amor materno, sem limites, também será seu fardo por toda vida.

Classificação: 12 Anos

09/06, às 18h30 – Carnívoras (Carnivores)

Mona sempre sonhou em ser atriz. Ao sair do Conservatório, ambiciona um futuro brilhante pela frente, mas é Sam, sua irmã mais nova, que logo se torna uma atriz famosa. Sem recursos, Mona é obrigada a morar com Sam, que, fragilizada por uma filmagem difícil, propõe que Mona se torne sua assistente. Aos poucos, Sam vai negligenciando seus papéis de atriz, de esposa e de mãe e acaba se perdendo. Mona acredita que deve se apossar dos papéis que Sam abandona.

Classificação: 14 anos

09/06, às 20h30 – O Retorno do Herói (Le Retour Du Héros)

Elisabeth é alinhada, séria e honesta. O capitão Neuville é covarde, desleal e sem escrúpulos. Ela o detesta. Ele a despreza. Mas fazendo dele um herói de opereta, ela se torna, sem querer, responsável por uma farsa que logo a arrebatará…

Classificação: 12 Anos

10/06, às 18h30 – A Raposa Má (Le Grand Méchant Renard Et Autres Contes)

Aqueles que pensam que o campo é um lugar calmo e tranquilo se enganam, lá há animais particularmente agitados, uma raposa que pensa ser uma galinha, um coelho que se faz de cegonha e um pato que quer substituir o Papai Noel. Se quiserem tirar férias, mudem de caminho!

Classificação: Livre

10/06, às 20h30 – O Último Suspiro (Dans La Brume)

No dia em que uma névoa estranha e mortal submerge em Paris, os sobreviventes encontram refúgio nos andares superiores dos edifícios e nos telhados da capital. Sem informação, sem eletricidade, sem água ou comida, uma pequena família tenta sobreviver a esse desastre… Mas as horas passam e uma coisa é clara: a ajuda não virá e será necessário tentar a sorte na névoa…

Classificação: 14 anos

09/06, às 18 h – A Batalha pelo Império – NOVA ACRÓPOLE

A Nova Acrópole de Cuiabá – Escola de Filosofia Aplicada – vai exibir o filosilme “A batalha pelo império”. Este filme épico e arrebatador retrata a história dramática de Confúcio, o lendário filósofo chinês do período das Primaveras e Outonos.

Entrada Gratuita. Nova Acrópole. Rua Alta Floresta, 82, Bairro Jardim Alvorada (atrás do Hospital Júlio Muller)

12/06, às 9h – Vida de Inseto – CINE TEATRO

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Temas relevantes para público escolar: organização social, trabalho, cooperativismo, liderança, vida dos insetos e relações com vida em sociedade.

Classificação: Livre