Notícias

Saúde Mental: 7 dicas para melhorar a vida e desestressar

saude-mental-1

Por Guru da Cidade

Na correria do dia a dia, nem sempre cuidamos de nós mesmos. Sempre existe algo para fazer, uma decisão importante, preocupações com as contas… e acabamos esquecendo de cuidar da nossa saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Mesmo na correria é possível tirar um tempinho para cuidar da mente e evitar a fadiga mental. O Guru te ajuda com algumas dicas para melhorar o seu dia e te ajudar a desestressar, e o melhor, que podem ser feitas quase de graça. Vem conferir!

1 – Assista ou ouça algo que traga boas lembranças

Sabe aquela comédia adolescente que te faz morrer de rir? Ou a música que marcou sua infância? Ter contato com algo que te traga boas lembranças é uma boa maneira quando se está prestes a explodir. Tire 10 minutos, pelo menos, e assista um clipe, ouça uma canção e deixe o estresse diminuir.

Os caça fantasmas
Os caça fantasmas

2 – Fale com um amigo

Pode parecer óbvio, mas muita gente não faz. Dividir os problemas vai te deixar mais leve e pode ajudar a achar uma solução mais rápido. Escolha alguém de confiança e troque mensagens, ligue, mande um sinal de fumaça, mas não fique sofrendo sozinho.

fale com um amigo
fale com um amigo

3 – Dê uma volta

Às vezes é preciso dar uma pausa e nada melhor do andar um pouco, seja de carro ou em algum lugar que goste. Mudar de ares, é uma forma de esfriar a cabeça e tirar o foco do problema. Tome aquele sorvete de casquinha, um suco, um café ou só se sente no parque, o importante é mudar a paisagem.

dando uma volta
dando uma volta

4 – Faça uma lista sobre seus adjetivos

Todo mundo tem qualidades, e você sabe as suas. Quando estiver tranquilo, faça uma lista sobre os seus pontos positivos e conquistas e deixe por perto. Nos momentos de desespero, pegue a lista e leia algumas vezes, para lembrar quem você é e como é uma pessoa maravilhosa.

Faça uma lista
Faça uma lista

5 – Identifique o que te esgota 

Existem coisas que sempre nos estressam, mas muitas vezes podem ser evitadas. Identifique quais são os seus pontos de estresse e o que te dá energia. Assim, quando não puder evitar fazer essa atividade irritante, compense com algo que te faz bem (pode ser algo simples como retocar a maquiagem, tirar os sapatos ou beber um café fresquinho).

Saúde mental. Crédito: Bigstock
Saúde mental. Crédito: Bigstock

6 – Aprenda a dizer não

Essa é uma das dicas mais difíceis de colocar em prática. Sabe aquela amiga que só aparece para pedir favor? Saiba dizer que não vai dar dessa vez. Não pegue para si mais tarefas do que consegue fazer apenas para agradar as pessoas. No começo vai ser um pouco estranho e difícil, mas com o tempo fica mais fácil.

identifique a fonte de estresse
identifique a fonte de estresse

7 – Chore

Em alguns momentos, a melhor solução é chorar. Vá a algum lugar reservado e desabe, não tem problema. Ficar segurando tantas emoções é prejudicial e tentar se fazer de forte pode piorar o problema. Chore, desabafe e se recupere, o mundo não vai acabar porque você não foi forte 100% do tempo.

Chorar para desestressar
Chorar para desestressar

Ps: Se estiver se sentindo muito sobrecarregado e nada tem feito resultado para melhorar, procure ajuda profissional. Você não precisa passar por uma angústia sozinho e reconhecer isso só te torna mais forte.

Tem mais alguma dica que não esteja na lista? Compartilhe com a gente nos comentários.