Notícias

Férias de julho: para onde ir com as crianças? Veja dicas de viagem

rj-bondinho

Por Guru da Cidade

As férias de julho estão se aproximando e as famílias começam a se planejar para curtir os dias de folga da melhor forma possível. Mas quem tem filhos sabe que não é qualquer lugar que se pode levar os pequenos, pois é preciso pensar em locais com diversão para a família toda e ainda com preços que se adequem ao bolso. Para te ajudar a decidir, o Guru da Cidade preparou algumas dicas para quem quer curtir o descanso com toda a trupe.

São Paulo (SP)

Sim, a Terra da Garoa tem ótimas opções para entreter as crianças e os adultos. Para os menores vale o passeio no Parque da Mônica, o Museu da Imaginação (que explora a criatividade com exposições lúdicas), o Zoológico (com mais de 3.200 animais) e o Aquário (que tem 15 mil m2). Para os maiores, a exploração é certa no Kidzania (uma minicidade onde é possível experimentar profissões), assim como o Museu da Lâmpada (onde se aprende sobre energia elétrica), o Borboletário Águias da Serra (com cerca de 2 mil borboletas) e o famoso Museu do Futebol (fica no estádio Pacaembu e tem atividades interativas).

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro é lindo também para as crianças. Para os pais, uma boa pedida é o Baixo Bebê, no Leblon que possui parquinho, trocador e aluguel de piscinas de plástico infláveis. Também dá para andar de bicicleta, patins e quadriciclos na Lagoa Rodrigo de Freitas, conhecer o Jardim Botânico (que tem mais de 200 anos), o Zoológico (55.000 m2 e 800 animais) e fazer o clássico passeio de bondinho no Pão de Açúcar e de trenzinho no Corcovado, que é para todas as idades.

Curitiba (PR)

Uma das cidades mais child friendly do país, Curitiba tem opções para sair de ambientes fechados e aproveitar as atividades ao ar livre. Entre as dicas estão o Jardim Botânico (cartão postal da cidade) que tem belíssimas flores, o Bosque Alemão (38 mil m2 e uma trilha ilustrada de João e Maria), o Museu Oscar Niemeyer (com exposições interativas e acessibilidade), o Parque São Lourenço (que tem pista de carrinhos de rolimã) e caso o dia não esteja com tempo firme, uma opção é o Museu Ferroviário (uma viagem ao século passado).

Maragogi (AL)

Se a família quer praias mais tranquilas, Maragogi, no litoral norte de Alagoas pode ser a escolha. Um dos grandes atrativos são as Galés, uma área de corais que forma piscinas naturais com peixes coloridos. Um sucesso entre as crianças é o passeio de minibuggy, para percorrer os 26 km da orla de Maragogi, além de se equilibrar em um caiaque no rio ou praticar mergulho (para os filhos maiores). Bem pertinho fica Jarapatinga, que tem a Associação dos Amigos do Meio Ambiente da Costa dos Corais (AMAC), que tem pequenas aulas sobre peixes-bois.

Maragogi
Maragogi

Beto Carreiro World (SC)

O maior parque temático da América Latina, com mais de 100 atrações para toda a família, fica no município de Penha, em Santa Catarina (a 116 km de Florianópolis). Conhecido como a Disney Brasileira (só que com preços mais acessíveis), o parque tem shows medievais, aquáticos, inspirados em filmes e até criaturas de arrepiar os cabelos, além de brinquedos para todos os gostos.

Las Vegas

E tem destino internacional na nossa lista. Para quem pensa que Las Vegas é só para adultos, já pode mudar de ideia. Lá você encontra o Shark Reef Aquarium, com 6 milhões de litros de águas e experiências que te fazem entrar no mundo aquático. Em frente ao hotel Bellagio é realizada a Dança das Águas, um espetáculo com 40 músicas e águas que dançam de acordo com o ritmo. Outra atração, que também é para se hospedar, é o hotel Excalibur, que tem decoração inspirada na era medieval. São tantas opções (Museu de Cera, exposições, passeio de gôndola, shows de mágica, parques de diversão…) que daria um livro, só indo para aproveitar esse combo.

Valores

Os valores de passagens áreas e hotéis podem variar, conforme o número de passageiros, a idade das crianças, data e horário de voo, destino e o conforto do hotel escolhido. Além das agências e viagens, aqueles que gostam de planejar as viagens sozinhos há sites de buscas por passagens aéreas como Viajanet, Decolar, Melhor Embarque, Expedia, Melhores Destinos, Skyscanner e Kayak.

Há ainda sites com melhores preços de hotéis como Hoteis.com, a Decolar e Trivago.