Arte circense: Conheça as cinco maiores companhias de circo do mundo

cirque du soleil

De vanguarda ou tradicional, o circo é um dos entretenimentos que mais encantam no mundo. Os nascidos há algumas décadas devem se lembrar de que quando ele entrava na cidade, todo mundo colocava a cara na janela pra ver os animais enjaulados que passavam nas ruas e os palhaços anunciando a novidade que acabava de chegar.

Com o passar dos anos a atividade circense ganhou ares de espetáculo, promovendo turnês pelo mundo todo, como a companhia canadense Cirque du Soleil, que tem até estrela na calçada da fama.

Hoje (27) em comemoração ao dia do circo, o Guru da Cidade listou os cinco maiores circos do mundo pra você colocar na agenda de lugares para conhecer.

1 – Cirque du Soleil

Tudo começou em Baie-Saint-Paul, uma pequena cidade próxima a Quebec City, no Canadá. Ali, no início dos anos 80, um grupo de personagens coloridos perambulava pelas ruas, caminhando sobre pernas-de-pau, fazendo malabarismos, dançando, engolindo fogo e tocando músicas. Os habitantes da cidade ficaram impressionados e fascinados com os jovens artistas e logo o mundo todo passaria a conhecer também.

Cirque du Soleil
Cirque du Soleil

2 – Circus Oz

Há 40 anos o Circuz Oz apresenta espetáculos extraordinários pelo globo. De Nova York às florestas tropicais da América do Sul, de Madri ao interior da Austrália, o Circus Oz levou suas apresentações para mais de 27 países nos cinco continentes. O show do Circus Oz combina acrobacias de tirar o fôlego, humor irreverente e música ao vivo.

Circus Oz
Circus Oz

3 – Circo de Moscou

Com mais de 50 anos de existência o Circo de Moscou combina ballet clássico, circo e patinação artística. Os shows são embalados por uma trilha que vai desde a música clássica, passando pela tradicional russa, até a música contemporânea.

Circo de Moscou
Circo de Moscou

4 – Circo Gran Fele

O Circo Gran Fele é uma companhia de circo diferente. Nascida na Espanha há mais de 20 anos promove shows sem animais que funde o teatro, a dança contemporânea, as diferentes disciplinas circenses e a melhor música tocada ao vivo pela Banda del Fele.

Circo Gran Fele
Circo Gran Fele

5 – Circo Stankowich

O nome é de origem romena, mas o circo é brasileiro e é claro que ele entra pra lista. O circo existe desde 1850 data em que a família chegou ao Brasil e hoje é considerada a companhia mais antiga do país, estando em sua terceira geração.

circo
Circo
Compartilhe:

Você também vai curtir

Whatsapp do GURU

Acompanhe as novidades mais quentes do Guru direto no seu celular.

Clique Aqui