Notícias

Escolheu ficar em casa hoje? Veja receita de fondue super fácil

foundue-chocolate-capa

Por Guru da Cidade

Cuiabá acordou plena neste sábado (10/06), na casa dos 20°. Tem quem queira sair – para ter a oportunidade de usar aquela roupa de frio guardada o ano inteiro -, mas também há quem prefira ficar em casa, debaixo das cobertas, assistindo filme. Quem ficou com a segunda opção, o Guru da Cidade tem uma dica: faça um fondue. Além de ser uma delícia, também é rápido e fácil de fazer. E nem precisa da panela elétrica, dá para improvisar com o que tiver em casa. Confira:

Fondue de Queijo

Ingredientes

750g de queijo gruyère ou metade gruyére e a outra metade, emmental ou estepe, ralado grosso, sem casca
250ml ou 1 xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de maisena
2 dentes de alho descascados
2 colheres de sopa de kirsch (opcional)
Pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo

Divida um dente de alho ao meio e raspe as metades no fundo da panela. Deixe o outro dente inteiro, ele será usado dessa forma. Dilua a maisena no vinho e leve para ferver com um dente de alho, mexendo com um batedor de arame. Assim que ferver, continue mexendo por 1 minuto. Reduza para fogo baixo e vá acrescentando o queijo aos poucos, mexendo até o queijo derreter e virar uma mistura homogênea. Não pode parar de mexer, senão corre o risco do queijo se separar do vinho. Adicione kirsch, pimenta do reino e noz moscada, misture até incorporar e desligue o fogo. “Pesque” o dente de alho e sirva em seguida, mantendo a panela aquecida pelo rechaud de fondue. Sirva o fundue de queijo com os acompanhamentos de sua preferência.

*Receita do Cozinha Vibrante

 

fondue-queijo
fondue de queijo

Fondue de Queijo versão econômica

Ingredientes

1 dente de alho
1 xícara (chá) de creme de leite de caixinha
½ xícara (chá) de requeijão
1 xícara (chá) de queijo prato
1 xícara (chá) de queijo mussarela
1 pão italiano cortado em cubos

Modo de preparo

Esfregue um dente de alho no fundo e na lateral da panela. Acrescente o creme de leite e o requeijão e deixe aquecer. Acrescente os queijos e misture bem até derreter. Sirva quente com pão italiano.

*Receita do Edu Guedes

 


Fondue Fácil de Chocolate

Ingredientes

200 gramas de chocolate meio amargo ralado no ralo grosso
1 xícara (chá) de creme de leite
¼ xícara (chá) de conhaque
Frutas picadas variadas: banana, morango, pêssego, gomos de tangerina, manga, cerejas, uva, kiwi, pera, carambola, mamão, abacaxi

Modo de preparo

Coloque o creme de leite para aquecer. Adicione o chocolate ralado e mexa até derreter por completo e formar uma mistura homogênea. Escolha a fruta e mergulhe no chocolate.


Fondue de Nutella

Ingredientes

1 pote grande de Nutella (400g)
150g de chocolate ao leite
2 caixinhas de creme de leite
Acompanhamentos (frutas, marshmallow, bolo, waffle, suspiro, etc.)

Modo de preparo

O primeiro passo é derreter o chocolate, acrescentando aos pouco o creme de leite e a Nutella. Para isso, você pode usar o microondas, banho-maria ou até a própria panela de fondue, se tiver. O truque é sempre ficar de olho para que não queime (principalmente no microondas). E o creme de leite deve ser acrescentado aos poucos. Depois que a mistura estiver bem homogênea, basta servir com seus acompanhamentos favoritos: frutas, marshmallow, bolo, waffle, suspiro. A receita fica uma delícia principalmente com morango. Se você servir na panela elétrica de fondue, pode manter o fogo baixo, apenas para manter a fondue quente.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.